sábado, 11 de abril de 2015

DJONE BERTOLDI


Empresa tem que ser produtiva!


Djone Bertoldi
    A empresa tem que ser produtiva, desde a equipe ao maquinário, independente do que ela produz. Tem que ter ações rápidas, e através deste trabalho de produtividade ter ganho melhor, independente do volume de produtos ou serviços oferecidos. Um gestor tem que estar organizado. Empreendedor tem que buscar parceria no Brasil todo, representantes e pessoas para vender seu produto em outros mercados.
            Quem dá estas dicas não é um empresário com mais de 30 ou 40 anos de experiência em um determinado mercado. Quem fala é um jovem empreendedor que aos 17 anos de idade começou a trabalhar no setor de informática e em seguida abriu seu próprio negócio, em Desenvolvimento de Sistemas Web.
A empresa Web4Business ele a administra do escritório que montou em casa. Da bancada presenteada por seu pai quando ainda era adolescente coordena o trabalho de oito colaboradores que, por sua vez, atendem clientes de diferentes regiões do Brasil.
Seu nome é Djone Bertoldi e a sua história serve de inspiração para jovens empreendedores. Jovens que, assim como ele, pretendem se estabelecer a partir de seus esforços e de sua visão empresarial.
Sua empresa foi criada em 2004. De 2008 a 2011, teve 17 funcionários. Foi um período de crescimento acelerado, de problemas que vieram para sinalizar ser possível trabalhar de outra forma, sem elevar custos... Enfim, foi o período do grande aprendizado do jovem empreendedor.
Errou bastante para acertar muito durante os primeiros tempos. O que é normal na história de todo marinheiro de primeira viagem. O que é salutar em se tratando de alguém determinado a fazer o melhor conciliando experiência profissional e formação acadêmica.
Seu trabalho inclui várias atividades, desde criação de um site com perfil profissional até portal de notícias, sistemas internos para empresas e lojas virtuais. A maior parte dos clientes não está em Brusque, mercado no qual ele pretende voltar a atuar.
Muitas empresas são mal administradas, sem divulgação, sem cartão, sem site, sem comunicação com o cliente, bem à moda antiga e sem conhecimento para cativar seu cliente ou demonstrar que é realmente uma excelente empresa em todos os aspectos destaca Djone Bertoldi. Várias empresas extrapolam seus horários com seus funcionários, praticamente todos os dias. Com isso, o funcionário não consegue permanecer no emprego, ninguém consegue trabalhar excessivamente por longo período.


EXPERIÊNCIAS REVELAM SOLUÇÕES

A empresa que ele criou e administra até hoje trabalha com fluxo. Cada atividade é dividida em metas. Tais metas são cumpridas diariamente. São hoje oito funcionários que solucionam metade do volume de problemas que eram encontrados anteriormente, o que garante integração e boa produtividade, segundo avalia.
 Para ele, uma cultura extremamente capitalista não é boa para o empresário, até por questões familiares e de lazer. Ninguém merece passar o tempo todo apenas pensando no dinheiro... É preciso ter intervalos, aproveitar sábados e domingos para se desligar da rotina cansativa de produção. Ter um hobby também é interessante no caso de Djone, o hobby é jogar videogame e tomar uma cervejinha frequentemente com os amigos.
Sua empresa não trabalha com telefone. Tem telefone, sim para alguns casos. Todos os outros casos são conhecidos, discutidos e solucionados via internet. Os clientes que entram em contato recebem as soluções reivindicadas em média de 30 minutos a até 10 horas úteis.


UMA EMPRESA SOBRE A BICICLETA

            Até começar sua carreira como empreendedor, Djone Bertoldi lavava pratos na cozinha da Sociedade Concórdia, em Brusque, em uma conversa informal conseguiu emprego em uma Loja de Informática da região como Web Designer. Aos 17 anos, andando de bicicleta com sua mochila às costas, buscava oportunidades na área que queria atuar: Desenvolvimento de Sites. A contragosto do pai, que esperava que ele tivesse interesse para continuar os negócios da família.
            Só te vejo trabalhando, não vejo entrar dinheiro nesse teu negócio dizia o pai. A família dele atuava na fabricação de roupas para Linha Senhora.
Até que surgiram os primeiros clientes eventuais para Djone. Ele aprendeu a trabalhar e a desenvolver projetos que as pessoas traziam para uma empresa de Consultoria em ERP na qual foi atuar, e onde permaneceu por oito meses. Seu pai pagava para ele as mensalidades da faculdade de Ciências da Computação, enquanto ele fazia trabalhos extras para poder pagar o notebook que comprou.
Quando o assunto é informática o tempo passa muito mais rápido! Sendo assim, não demorou quase nada para que seu computador pessoal ficasse obsoleto. Para continuar produzindo e ampliando seu volume de negócios, era preciso investir em equipamento. Aos 18 anos, ao invés de comprar um carro, optou por comprar um Notebook potente através da empresa na qual trabalhava, via financiamento que comprometia 95% do seu salário. A máquina com um giga de memória veio de Joinville e entrou em funcionamento imediatamente.
Na Furb, em Blumenau, ele sempre chegava 15 minutos depois do início e saía 15 minutos antes do final das aulas para não perder o ônibus.
Às vezes, a faculdade não te ensina muita coisa analisa Djone. Mas as pessoas que estão nela nos ensinam, nos incentivam!
            Então, estava pronto para redirecionar sua vida profissional. Enquanto trabalhava como consultor júnior em uma empresa de consultoria da cidade, foi pagando as 24 parcelas do financiamento do computador e ampliando as possibilidades de crescimento profissional. Até que decidiu deixar a empresa e seguir seu próprio caminho. Antes de sair, treinou seu substituto.
E o dia mais esperado chegou! Numa semana, o jovem empreendedor fechou cinco projetos, e chegou em casa com um sorriso maior do que o rosto. Ele mostrou ao pai os cinco cheques que recebeu. Djone estava com 19 anos e seu salário próximo dos R$ 8 mil.
            Sua visão comercial veio do convívio com seu pai e com sua família empreendedora. O pai colocava a produção da empresa familiar no carro e saía vendendo. Djone fazia a mesma coisa com sua bicicleta e sua mochila. Isso o fez crescer e empreender na criação da primeira empresa de sites de Brusque a ter registro.
            Em março de 2008 começou oficialmente a história da Web4business ou Internet para Negócios. Enfrentou momentos difíceis, como acontece com todas as empresas em seus primeiros tempos de atividade. Conseguiu identificar problemas internos e externos, agindo e reagindo com rapidez.


A MAIORIA DOS CLIENTES É DE FORA

Sua empresa, embora estabelecida em Brusque, não depende da clientela local para viver. De sua bancada de trabalho em casa, Djone atende clientes de todo o Brasil, hoje com uma carteira superior a 400 empresas, algumas que ele já trabalhou muito conhecidas, como Mormaii, Panasonic e Zara.
Segundo sua experiência, Santa Catarina é um estado caro, o custo de vida aqui é muito mais alto do que em outras regiões brasileiras, e o custo de vida em Brusque tendo por referência a cesta básica é um dos mais elevados do país.
A estratégia que mais funciona é ter uma visão ampla do negócio. E como empreendedor na área de informática para produção de sistemas, ele precisa testar e ampliar o número de fornecedores, montar planilhas que identifiquem os melhores indicadores e tirar deles os melhores proveitos. Entender o que as empresas atendidas querem.
Para quem quer empreender começando um negócio, é ruim disputar com os gigantes analisa. As pessoas que estão muito bem organizadas no seu negócio acabam não deixando o empreendedor novo se desenvolver em função de uma concorrência muito experiente. Por isso, manter o "Break Even Point (ponto de equilíbrio financeiro) é fundamental.
O negócio é orientado pelo público. Tem que trabalhar de forma sólida. Entregar o serviço ou o produto nos dias combinados.
Hoje, o empresário tem que investir 70% do seu faturamento bruto na empresa. Qualquer empresa que não faça isso, tende a fechar. Tem que estar com mercado seis meses aguardando sua prévia estratégia acontecer e acompanhar os resultados. Muitas empresas erram no marketing. E um pequeno empreendimento sem marketing não cresce.

AOS NOVOS EMPREENDEDORES
- Não gaste mais do que se ganha!
- Guarde capital para a hora da expansão e saiba manter lucratividade constante.
- Não coloque todos os ovos na mesma cesta! Ou seja, invista em diferentes produtos ou serviços.
- Faça abertura comercial boa, pois só assim poderá ter bons resultados.
-                     Só seja ambicioso caso conseguir abertura comercial/financeira para assegurar erros em investimentos. A margem de lucro atual está cada vez mais baixa, financiar evolução pode não valer apena.
-                     Seja feliz trabalhando com o que gosta e tenha orgulho do que faz para quando olhar para trás não se arrepender do tempo que foi gasto.

-     Bons negócios e sucesso!


Texto: Revista Lions Berço da Fiação

Nenhum comentário: